SEMPRE DIARIANDO: Dia Mundial da Fotografia!

19 de agosto de 2013

Dia Mundial da Fotografia!

 

Pra quem não sabe, hoje se comemora o "Dia Mundial da Fotografia" e como vocês sabem que sou louca por elas vim contar um pouco da história de como surgiu tudo isso.

A palavra fotografia vem do grego ??? [fós] ("luz"), e ?????? [grafis] ("estilo", "pincel") e significa, portanto, em traduz livre: escrever com luz. Mas numa definição mais enciclopédica, fotografar é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-se esta imagem numa superfície sensível.
 
A primeira fotografia reconhecida pela história, foi produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. A imagem foi captada por uma câmera e expostas à luz\ solar por cerca de oito horas. Mais ou menos na mesma época, outro francês -- Daguerre -- desenvolveu um processo com vapor de mercúrio que reduzia o tempo de revelação de horas para minutos. O processo foi denominado daguerreotipia.

Daguerre apresentou seu processo à Academia de Ciências e Belas Artes da França e logo depois requereu a patente do seu invento na Inglaterra. Resultado: a popularização dos daguerreótipos, deu origem às especulações sobre o "fim da pintura", inspirando o Impressionismo. (Para retratar a realidade, basta(va) a fotografia: para interpretá-la, era preciso a intervenção do pintor...)

De um jeito ou de outro, a fotografia sempre mexeu com a emoção das pessoas.


Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário